A Fazenda cria 100% de seus animais a pasto, por acreditar que a seleção deve ser feita nas condições de criação existentes no Brasil, somente com a utilização de sal mineral proteinado durante a estação seca do ano.
Participamos de dois Programas de Avaliação Genética. Pela Associação Nacional de Criadores e Pesquizadores, ANCP, conhecido como programa Nelore Brasil, ou da USP de Ribeirão Preto – SP, e pelo PMGZ, Programa de Melhoramento Genetico de Zebuinos da ABCZ.
Desde o início da criação, a fazenda se utiliza das melhores ferramentas para otimizar a seleção e ter rápido avanço genético dos animais. Para isso, sempre foram feitos acasalamentos dirigidos, com o auxílio do PAG (Programa de Acasalamentos Geneticos) em busca de um produto com régua de DEP (Diferença esperada na Progênie) equilibrada, afim de corrigir as deficiências das gerações anteriores. Isso tudo somado à assessoria de um técnico especializado para avaliar a morfologia e aliar então a genética e fenótipo em busca de um animal superior. O Fabiano Araujo, da Aval Serviços Tecnológicos faz essa avaliação e o acasalamento dirigido, além de ultrassonografia de carcaça, para avaliarmos a Área de Olho de Lombo e espessura de gordura, dados importantes em busca de variáveis econômicas.
A fazenda é atendida pelo veterinário Wilson Facioli Rosa e tem assessoria técnica do engenehiro agronômo Ricardo Baldo, da Somma+ consultoria agropecuária.