O GADO NA FAZENDA SÃO LUIZ
Quando a fazenda foi aberta por João Melchiades Junqueira, foi introduzido um gado para o fornecimento de leite para uso somente da fazenda.
Na década de 1930, já na administração de Lincoln Azevedo, genro de João Melchiades, foi introduzido o gado como atividade importante da fazenda. Gado de leite e de corte. Fornecia-se o leite para um entreposto da firma Alves Azevedo, de propriedade do Sr. Lincoln e posteriormente para a Nestle. A fazenda forneceu leite para a Nestle por mais de 50 anos. Nesta época também a fazenda criava gado de corte fazendo todos os ciclos.
Na administração de Dr. José Villela de Andrade Jr. foi dado a continuidade do trabalho do sogro, Lincoln de Azevedo, e, mais tarde foi iniciada a criação de gado NELORE cara limpa. Foram compradas novilhas registradas e touros de muito boa procedência, todos PO mas a fazenda não registrava, fazia a criação como cara limpa.
INÍCIO DA CRIAÇÃO DE GADO PO
No ano 2000 com o falecimento de Dr José Villela de Andrade Jr. a filha Cecilia Villela de Andrade Teixeira de Barros assumiu a fazenda tornando-se proprietária em 19 de março de 2001.
Ai veio o projeto de uma criação PO. Primeiramente vieram os técnicos da ABCZ para registrar como LA o gado da fazenda. Como até então a criação era com produtos de muito boa procedência foram registrados 70% das novilhas, desmamas do ano 2000. Foram compradas algumas matrizes PO e logo em seguida uma vacada PO do Rancho da Matinha. Introduziu-se a inseminação artificial.
Cecilia e José Roberto, seu filho, se aprofundaram em cursos, como por exemplo o Curso de Julgamento da ABCZ entre outros, para o aprimoramento da criação.
No ano de 2004 começaram a nascer os primeiros produtos PO Nelore Gironda.
Logo a fazenda entrou para os programas de melhoramento genético da ANCP e o da ABCZ e passou a utilizar muitas ferramentas para incrementar a seleção. Todos os acasalamentos são direcionados.
Passados todos estes anos a fazenda vem tendo resultados satisfatórios e já é reconhecida como tendo um rebanho diferenciado como se pode constatar pelos gráficos de avaliações genéticas.